sábado, 2 de fevereiro de 2013

América Jesuina da Cruz Batista - SÍNTESE do texto “Viver é recriar”: um diálogo sobre a educação indígena." (Livro Pedagogia da Tolerancia - Paulo Freire, 2004).

  UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS VIII/ PAULO AFONSO
LICENCIATURA INTERCULTURAL EM EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA – LICEEI
Componente Curricular: Linguagem
Docente: Maria Nazaré Mota de Lima
Discente:América Jesuina da Cruz Batista
Povo Indígena:Kiriri
SÍNTESE: 

REFLETINDO A EDUCAÇÃO INDIGENA

Refletindo sobre a leitura do texto de Paulo Freire, cada povo indígena tem a sua cultura e tem o seu valor, enquanto índio. Eles têm consciência dos seus saberes e procuram defendê-los. Sonhamos com uma escola onde eu te ensino e tu me ensinas, posso ser o que você é sem deixar de ser quem sou. É preciso que os educadores estejam advertidos disso na medida em que o educador é um político, ele se descobre, sonha mais com uma escola que seja vivida, ou cujos conteúdos programáticos correspondam á ansiedade dos educandos. O que a tolerância legítima termina por me ensinar é que na sua experiência aprendo com o diferente.
Através da leitura do texto de Paulo Freire, me fez refletir a história da educação do povo Kiriri quando ele relata que não há uma escola que seja boa ou ruim em si mesma. Os portugueses tentaram apagar a nossa história, negaram o que era nosso, levaram para uma escola para fazer com que os índios deixassem a sua própria língua, onde éramos discriminados, só tinha professor não-índio, também não tinha escola.
Depois da década de 80, através das lutas e movimentos os professores indígenas juntamente com as comunidades foram construindo um novo modelo de educação voltado para os conhecimentos culturais, através dos relatos orais das pessoas mais velhas, das lideranças, das benzedeiras, dos trabalhos comunitários e nas reuniões. Hoje nós temos escolas em cada aldeia que atende ao ensino Fundamental I, II até o ensino médio, onde procuramos inovar as nossas práticas pedagógicas, buscando compreender o presente, passado e futuro.
 

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