UNIVERSIDADE
DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO
DE EDUCAÇÃO CAMPUS VIII/ PAULO AFONSO
LICENCIATURA
INTERCULTURAL EM EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA – LICEEI
Componente
Curricular: Linguagem
Docente:
Maria Nazaré Mota de Lima
Discente:Maria Leidiane dos Santos Marinheiro
Povo
Indígena:Tumbalalá
SÍNTESE:
Dialogando
sobre a idéia dos dominadores sobre os dominados
O
texto apresenta características de uma História de dominadores sobre dominados,
dominadores esses europeus, que se achavam ou acham exclusivos donos da
História brasileira, e os dominados são indígenas e africanos.
Os indígenas e
africanos são povos que para a História não tinham História, só a elite. ”É
fundamental ao dominador: triturar a identidade cultural do dominador” (Freire
2004). É uma grande falta de respeito com os indígenas e afrodescendentes,
quando dizem que: “ O branco trouxe a História na mão, e a História é sua, e deu de presente, porque
“quer o bem” (Freire 2004).
Será que impor, massacrar e explorar, é querer o bem? Pois, foi o que aconteceu, foi negado ao
indígena o direito a sua própria História de vida e cultural, inferiorizando
sua capacidade. O preconceito não acabou, até hoje existe, e forte.
Quando nós indígenas
conseguimos algo importante, como: ser advogado, médico, vereador e etc.,
muitos dos dominadores, admirados como se não fôssemos capazes, dizem: “é um índio”!
O importante é que os indígenas e afrodescendentes têm sua História e que são
parte da formação de cada um brasileiro, não adianta negar, está no cabelo, na
pele, nos costumes, no ser brasileiro, e tudo isso é Brasil.
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