sábado, 2 de fevereiro de 2013

Antonio José Satiro do N. Filho - SÍNTESE do texto “Viver é recriar”: um diálogo sobre a educação indígena." (Livro Pedagogia da Tolerancia - Paulo Freire, 2004).


  UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS VIII/ PAULO AFONSO
LICENCIATURA INTERCULTURAL EM EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA – LICEEI
Componente Curricular: Linguagem
Docente: Maria Nazaré Mota de Lima
Discente:Antonio José Sátiro do Nascimento Filho
Povo Indígena:Xucuru-Kariri
SÍNTESE:

REFLETINDO SOBRE EDUCAÇÃO INDÍGENA

A meu ver, é interessante observar que os dominantes usam verdadeira tática para os processos metodológicos das classes sociais. O dominador colonialista tem que se entrelaçar nos contextos dominantes cultural regional de um povo tradicional para obter informações Identitárias para suas práticas irrelevantes  para os povos indígenas.
É se diz a própria história o dominador vem com o intuito de contrariar as identidades culturais. Por isso o dominante tem que se relacionar com a realidade dos povos indígenas e sociedade, assim multiplicando e enfatizando a verdadeira identidade, como por exemplo: relatar a verdadeira história desses povos que ali já habitavam, com criar suas verdadeiras identidades, saberes, valores e traços que afirma sua própria história. Porém o branco foi quem submeteu a criar histórias absurdas para os povos indígenas que já conviviam nesse território.  
Desconsidero as ações dos brancos, sabe por quê?  Antes dos brancos chegarem a esses territórios os indígenas e os negros, tinham suas linguagens e aprendizagens próprias guardadas dos sábios mais velhos do povo que ali habitava.
Por isso não convém estes inventos de querer dominar as histórias, religiões, as linguagens, as miscigenações identitárias. Com esses fatos relatados é obvio que tudo isso se tratava de um grande negócio para a branquitude, com relação aos povos indígenas e negros estarem inseridos na brasilidade, de fato, enfraqueceu as nações indígenas com essas estratégias.
Então o que aconteceu? Aconteceu que os brancos iludiram os índios com vários sonhos e propostas irrelevantes para suas reivindicações e direitos contrariados em todos os sentidos tradicionais  e de seus costumes. A intenção  dos brancos é de destruir esse senso das verdadeiras histórias  e fatos ocorridos.pois a realidade é que ainda acontece isso em nossa sociedade dominante.

“Sou índio e trago um sonho
     Que nossos pais nos ensinou
Venho doar fruto da terra
   Que as aldeia nos abraçou.”
Antonio José Sátiro, Xucuru-Kariri
 

Um comentário:

  1. esta foi uma sintese relacionada aos dominantes que domina todos progressos de nosso de forma enadequada sem consulta prévia.esse é a maior dificuldade dos dominantes,primeiro domine você mesmo antes de dominar os povos indigenas inocentes,certo.
    Sátiro

    ResponderExcluir