quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Domingos Braz de Jesus - Resenha: POSSENTI, Sírio. Aprender s escrever (re) escrevendo. Campinas: IEL/UNICAMP, 2005. (Linguagem e letramento em foco).




UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS X

LICEEI: LICENCIATURA INTERCULTURAL EM EDUCAÇÃO

ESCOLAR INDÍGENA


DISCUPLINA: Língua portuguesa e sociolinguística indígena II.

DOCENTE: Maria Nazaré Lima


POSSENTI, Sírio. Aprender s escrever (re) escrevendo. Campinas: IEL/UNICAMP, 2005. (Linguagem e letramento em foco).

                                        Resenhado por: Domingos Braz de Jesus.



O texto intitulado Aprender a escrever (re) escrevendo é de autoria de Sírio Possenti, professor livre docente no Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem – IEL/UNICAMP.

O capítulo é dividido em tópicos, que contém outras subdivisões, sendo que a resenha retrata até a página 23 deste capítulo, no qual o autor vem discutindo a escrita. E no fim o autor apresenta suas considerações finais.

Neste capítulo o autor faz sua reflexão sobre a produção da escrita, de que a boa escrita depende de que ela seja praticada.

No segundo ponto o autor fala sobre a língua, o escrever certo e escrever bem, os erros de grafia que quase não mostra na gramática. Os erros não são sintomas de burrice, desinteresse ou de problemas de ordem médica, mas efeitos da variedade da representação escrita. O autor trata da diversidade e da variedade linguística, as diversas maneiras de falar à língua que se reflete de alguma forma na escrita.

O autor relata sobre a ortografia, que tem sua norma padrão, mas que os professores devem considerar os seus alunos e que os erros de grafia podem ser ocasião para aprendermos coisas sobre nossa língua, ao invés de simplesmente corrigir ou de estudar, e tentar aplicar regras.

Provavelmente é mais inteligente tentar o que provoca os erros, isto é, quais são os fenômenos linguísticos que estão na base dos processos que levam alunos a escrever como escrevem.

O autor explica de diversas maneiras os erros existentes na língua portuguesa, para cada erro tenta encontrar explicações para os mesmos, o importante é que com essa finalidade os professores tentem valorizar, não o erro dos alunos, mas a valorização do que fez, e não como fez.

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