UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS X
LICEEI: LICENCIATURA INTERCULTURAL EM
EDUCAÇÃO
ESCOLAR INDÍGENA
DISCUPLINA: Língua portuguesa e
sociolinguística indígena II.
DOCENTE: Maria Nazaré Lima
POSSENTI, Sírio. Aprender s
escrever (re) escrevendo. Campinas: IEL/UNICAMP, 2005. (Linguagem e letramento
em foco).
Resenhado por: Domingos Braz de Jesus.
O texto intitulado Aprender
a escrever (re) escrevendo é de autoria de Sírio Possenti, professor livre docente
no Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem –
IEL/UNICAMP.
O capítulo é dividido em
tópicos, que contém outras subdivisões, sendo que a resenha retrata até a
página 23 deste capítulo, no qual o autor vem discutindo a escrita. E no fim o
autor apresenta suas considerações finais.
Neste capítulo o autor faz
sua reflexão sobre a produção da escrita, de que a boa escrita depende de que
ela seja praticada.
No segundo ponto o autor
fala sobre a língua, o escrever certo e escrever bem, os erros de grafia que
quase não mostra na gramática. Os erros não são sintomas de burrice,
desinteresse ou de problemas de ordem médica, mas efeitos da variedade da
representação escrita. O autor trata da diversidade e da variedade linguística,
as diversas maneiras de falar à língua que se reflete de alguma forma na
escrita.
O autor relata sobre a
ortografia, que tem sua norma padrão, mas que os professores devem considerar
os seus alunos e que os erros de grafia podem ser ocasião para aprendermos
coisas sobre nossa língua, ao invés de simplesmente corrigir ou de estudar, e
tentar aplicar regras.
Provavelmente é mais
inteligente tentar o que provoca os erros, isto é, quais são os fenômenos
linguísticos que estão na base dos processos que levam alunos a escrever como
escrevem.
O autor explica de diversas
maneiras os erros existentes na língua portuguesa, para cada erro tenta encontrar
explicações para os mesmos, o importante é que com essa finalidade os
professores tentem valorizar, não o erro dos alunos, mas a valorização do que
fez, e não como fez.
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