quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Lourizete Rodrigues Chaves - POSSENTI, Sírio. Aprender a escrever (re) escrevendo. Campinas IEL/ Unicamp. 2005 (Linguagem e letramento em foco).




UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS X
LICEEI: LICENCIATURA INTERCULTURAL EM EDUCAÇÃO
ESCOLAR INDÍGENA

DISCUPLINA: Língua portuguesa e sociolinguística indígena II.
DOCENTE: Maria Nazaré Lima

POSSENTI, Sírio. Aprender s escrever (re) escrevendo. Campinas: IEL/UNICAMP, 2005. (Linguagem e letramento em foco).

                            Resenhado por: Lourizete Rodrigues Chaves


O texto da coleção Linguagem e letramento em foco são de autoria de Sírio Possenti, professor livre docente no Departamento de linguagem IEL/Unicamp. O livro está subdividido em três capítulos, mas relatarei apenas o primeiro, com as subdivisões de cinco tópicos.
No texto introdutório o autor descreve que parte do princípio de que a escrita é uma atividade que na escola, deve ser praticada com diversas finalidades, entre as quais está a prática do aprendizado, onde ele ressalta que gostaria de ser absolutamente prosaico e de propor que a escola se concentre cada vez mais na escrita, porque o texto tem que ser correto e bem escrito, ou seja, defende a ideia de que escrever bem no espaço escolar, é escrever considerando uma tradição culta, o que não significa conservadora. O que me faz tomar essa decisão é a suposição que a escola não precisa romper claramente com algumas tradições, deve privilegiar um consenso e não as características de alguns campos ou de algum gênero específico.
Para Possenti, o texto destaca a produção da escrita, que o domínio da escrita é facilitado, se a escrita escolar levar em conta o funcionamento da escrita na sociedade, ou seja, a escrita não é uma forma de tentar eventualmente conhecimentos de língua ou de grafia, mas uma prática que inclui seguir regras. Em seguida, o autor ressalta que a pedagogia não deve esperar que o aluno invente seus textos sem que antes ele conheça o assunto que irá produzir.
Com base no texto de Possenti, é possível que haja numerosos fatores interferindo no processo da escrita - escrever certo pode ser o caminho, e é óbvio que não basta explicar as regras da gramática, porque o conhecimento de regras não leva necessariamente ao acerto na prática, muitos alunos acertam exercícios, mas erram ao escrever textos - Contudo, o autor traz uma pequena amostra que indica que quase nunca os erros são sintomas de “burrice”, desinteresse ou de problemas de ordem médica, trata-se da diversidade “legalizada”, e da variedade linguística, as diversas maneiras de falar a língua, que se reflete de alguma forma na escrita.
O texto de Possenti apresenta o domínio da ortografia, e ao contrário do que nossa sociedade “pensa”, um saber pouco relevante, exceto seu valor simbólico. A chamada linguagem correta é associada à inteligência e a capacidade de raciocínio, e a linguagem “errada” a incapacidade. Milhares de alunos são reprovados com base na ortografia, mesmo na fase de aprendizagem. A proposta trazida pelo autor, neste texto é que, ao invés de simplesmente corrigir, tentar entender o que provoca os erros.
Deste modo, o presente texto faz com que reflitamos sobre a nossa própria história, para que nos mostre e oriente a fim de termos maiores esclarecimentos, suprindo assim algumas necessidades do trabalho e do processo de aprendizado da escrita.

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