UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS X
LICEEI: LICENCIATURA INTERCULTURAL EM
EDUCAÇÃO
ESCOLAR INDÍGENA
DISCUPLINA:
Língua portuguesa e sociolinguística indígena II.
DOCENTE:
Maria Nazaré Lima
POSSENTI, Sírio. Aprender s escrever
(re) escrevendo. Campinas: IEL/UNICAMP, 2005. (Linguagem e letramento em foco).
Resenhado por: Lourizete
Rodrigues Chaves
O texto da coleção Linguagem
e letramento em foco são de autoria de Sírio Possenti, professor livre docente
no Departamento de linguagem IEL/Unicamp. O livro está subdividido em três
capítulos, mas relatarei apenas o primeiro, com as subdivisões de cinco
tópicos.
No texto introdutório o
autor descreve que parte do princípio de que a escrita é uma atividade que na
escola, deve ser praticada com diversas finalidades, entre as quais está a
prática do aprendizado, onde ele ressalta que gostaria de ser absolutamente
prosaico e de propor que a escola se concentre cada vez mais na escrita, porque
o texto tem que ser correto e bem escrito, ou seja, defende a ideia de que
escrever bem no espaço escolar, é escrever considerando uma tradição culta, o
que não significa conservadora. O que me faz tomar essa decisão é a suposição
que a escola não precisa romper claramente com algumas tradições, deve
privilegiar um consenso e não as características de alguns campos ou de algum
gênero específico.
Para Possenti, o texto destaca
a produção da escrita, que o domínio da escrita é facilitado, se a escrita
escolar levar em conta o funcionamento da escrita na sociedade, ou seja, a
escrita não é uma forma de tentar eventualmente conhecimentos de língua ou de
grafia, mas uma prática que inclui seguir regras. Em seguida, o autor ressalta
que a pedagogia não deve esperar que o aluno invente seus textos sem que antes
ele conheça o assunto que irá produzir.
Com base no texto de
Possenti, é possível que haja numerosos fatores interferindo no processo da
escrita - escrever certo pode ser o caminho, e é óbvio que não basta explicar
as regras da gramática, porque o conhecimento de regras não leva necessariamente
ao acerto na prática, muitos alunos acertam exercícios, mas erram ao escrever
textos - Contudo, o autor traz uma pequena amostra que indica que quase nunca
os erros são sintomas de “burrice”, desinteresse ou de problemas de ordem
médica, trata-se da diversidade “legalizada”, e da variedade linguística, as
diversas maneiras de falar a língua, que se reflete de alguma forma na escrita.
O texto de Possenti
apresenta o domínio da ortografia, e ao contrário do que nossa sociedade
“pensa”, um saber pouco relevante, exceto seu valor simbólico. A chamada
linguagem correta é associada à inteligência e a capacidade de raciocínio, e a
linguagem “errada” a incapacidade. Milhares de alunos são reprovados com base
na ortografia, mesmo na fase de aprendizagem. A proposta trazida pelo autor,
neste texto é que, ao invés de simplesmente corrigir, tentar entender o que
provoca os erros.
Deste modo, o presente texto
faz com que reflitamos sobre a nossa própria história, para que nos mostre e
oriente a fim de termos maiores esclarecimentos, suprindo assim algumas
necessidades do trabalho e do processo de aprendizado da escrita.
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