UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS X
LICEEI: LICENCIATURA INTERCULTURAL EM
EDUCAÇÃO
ESCOLAR INDÍGENA
DISCUPLINA:
Língua portuguesa e sociolinguística indígena II.
DOCENTE:
Maria Nazaré Lima
POSSENTI, Sírio. Aprender a escrever
(re) escrevendo. Campinas: IEL/UNICAMP, 2005. (Linguagem e letramento em foco).
Resenhado por: Pedro
José Neves do Espírito Santo
O texto intitulado Aprender
a escrever (re) escrevendo é de autoria de Sírio Possenti, professor livre
docente do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos de Linguagem
IEL/ Unicamp. O texto aborda a relevância do exercício da escrita e da
reescrita nas escolas, relatando que a prática da escrita é essencial nos
diversos contextos e situações de comunicação na sociedade. Esse texto é
subdividido em capítulos, que por sua vez, esclarecem o verdadeiro papel da
escola, que era privilegiar as oficinas e escrita no contexto escolar dos
educandos.
No primeiro capítulo o autor
fala sobre a escrita como meio de comunicação social, destacando que um texto para
ser adequado de ser caracterizado por dois fatores: Um texto tem que ser
correto e bem escrito. Em seguida, o autor afirma que a regra básica para os
alunos escreverem bons textos é aquela que o educador possibilita aos alunos o
conhecimento de vários textos, cujos sejam bem escritos e tenham coincidência
com a realidade histórica social e cultural dos alunos.
Possenti ressalta que o
aprendizado da escrita, advém das suas condições de produção e da articulação
dos textos produzidos pelos alunos. Também retrata que as circunstâncias nas
quais as correções deixam de ser uma necessidade são muito específicas
(experimento estético, jogos de linguagem, textos humorísticos e outros).
Diante disso, o autor diz
que a prática da escrita varia de acordo com os fenômenos linguísticos numa
determinada comunidade.
Em cada época, há textos
mais formais “inventivos” e outros mais bem comportados, cujos podem ser
poemas, propagandas, ofícios, artigos de jornais e outros.
Com relação ao domínio da
escrita, o autor aponta que esse domínio é consequência de uma prática, ou
seja, para que o aluno redija bons textos faz-se necessário que eles sejam
incentivados no seu processo educativo escolar, caso contrário na terão
autoestima para escreverem.
Em decorrência disso,
Possenti descreve que o domínio da escrita é “facilitado” se a escrita escolar
levar em conta o funcionamento dela na sociedade. Os educandos precisam
conhecer o verdadeiro sentido do ato de escrever e reescrever, assim observarão
a significância que a escrita tem no seu cotidiano como cidadão.
Nas últimas considerações, o
autor sugere aos educadores a realização de uma pesquisa complexa sobre a
escrita, com a finalidade de compreender os aspectos que interferem na escrita
dos alunos, principalmente no que diz respeito às questões ortográficas que
tanto são observadas nas produções textuais dos alunos, e o motivo pelo qual
ocorrem tantas dificuldades na inserção das regras gramaticais nestes textos.
Deste modo, verifica-se que
o texto resenhado é muito interessante e significante para ser lido, uma vez
que a temática da escrita tem um valor de prestígio na sociedade. Este texto é
recomendado para todos os educadores das diversas áreas do conhecimento,
discentes do curso de letras e principalmente os professores de língua
portuguesa. Além disso, nota-se que a leitura também é um fator de contribuição
simbólica na escrita dos alunos. Para que os alunos escrevam com segurança é
necessário que eles conheçam e tenham informação sobre o tema que irão
escrever. Dessa maneira, a leitura permitiria uma boa escrita e reescrita
textual.
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