quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Pedro José Neves do Espírito Santo - POSSENTI, Sírio. Aprender a escrever (re) escrevendo. Campinas IEL/ Unicamp. 2005 (Linguagem e letramento em foco).





UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS X
LICEEI: LICENCIATURA INTERCULTURAL EM EDUCAÇÃO
ESCOLAR INDÍGENA

DISCUPLINA: Língua portuguesa e sociolinguística indígena II.
DOCENTE: Maria Nazaré Lima

POSSENTI, Sírio. Aprender a escrever (re) escrevendo. Campinas: IEL/UNICAMP, 2005. (Linguagem e letramento em foco).

                            Resenhado por: Pedro José Neves do Espírito Santo


O texto intitulado Aprender a escrever (re) escrevendo é de autoria de Sírio Possenti, professor livre docente do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos de Linguagem IEL/ Unicamp. O texto aborda a relevância do exercício da escrita e da reescrita nas escolas, relatando que a prática da escrita é essencial nos diversos contextos e situações de comunicação na sociedade. Esse texto é subdividido em capítulos, que por sua vez, esclarecem o verdadeiro papel da escola, que era privilegiar as oficinas e escrita no contexto escolar dos educandos.
No primeiro capítulo o autor fala sobre a escrita como meio de comunicação social, destacando que um texto para ser adequado de ser caracterizado por dois fatores: Um texto tem que ser correto e bem escrito. Em seguida, o autor afirma que a regra básica para os alunos escreverem bons textos é aquela que o educador possibilita aos alunos o conhecimento de vários textos, cujos sejam bem escritos e tenham coincidência com a realidade histórica social e cultural dos alunos.
Possenti ressalta que o aprendizado da escrita, advém das suas condições de produção e da articulação dos textos produzidos pelos alunos. Também retrata que as circunstâncias nas quais as correções deixam de ser uma necessidade são muito específicas (experimento estético, jogos de linguagem, textos humorísticos e outros).
Diante disso, o autor diz que a prática da escrita varia de acordo com os fenômenos linguísticos numa determinada comunidade.
Em cada época, há textos mais formais “inventivos” e outros mais bem comportados, cujos podem ser poemas, propagandas, ofícios, artigos de jornais e outros.
Com relação ao domínio da escrita, o autor aponta que esse domínio é consequência de uma prática, ou seja, para que o aluno redija bons textos faz-se necessário que eles sejam incentivados no seu processo educativo escolar, caso contrário na terão autoestima para escreverem.
Em decorrência disso, Possenti descreve que o domínio da escrita é “facilitado” se a escrita escolar levar em conta o funcionamento dela na sociedade. Os educandos precisam conhecer o verdadeiro sentido do ato de escrever e reescrever, assim observarão a significância que a escrita tem no seu cotidiano como cidadão.
Nas últimas considerações, o autor sugere aos educadores a realização de uma pesquisa complexa sobre a escrita, com a finalidade de compreender os aspectos que interferem na escrita dos alunos, principalmente no que diz respeito às questões ortográficas que tanto são observadas nas produções textuais dos alunos, e o motivo pelo qual ocorrem tantas dificuldades na inserção das regras gramaticais nestes textos.
Deste modo, verifica-se que o texto resenhado é muito interessante e significante para ser lido, uma vez que a temática da escrita tem um valor de prestígio na sociedade. Este texto é recomendado para todos os educadores das diversas áreas do conhecimento, discentes do curso de letras e principalmente os professores de língua portuguesa. Além disso, nota-se que a leitura também é um fator de contribuição simbólica na escrita dos alunos. Para que os alunos escrevam com segurança é necessário que eles conheçam e tenham informação sobre o tema que irão escrever. Dessa maneira, a leitura permitiria uma boa escrita e reescrita textual.

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