UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO, CAMPUS X
LICENCIATURA INTERCULTURAL EM EDUCAÇÃO
ESCOLAR INDIGENA – LICEEI
DOCENTE: MARIA NAZARÉ LIMA
Livro: APRENDER A ESCREVER (RE) ESCREVENDO
Linguagem e letramento em foco.
SÍRIO POSSENTI; Professor livre-docente
no Departamento de Linguagem do Instituto de Estudos da Linguagem – IEL/
Unicamp
(Pag. 05 a 23)
Resenhado por : Elisangela Oliveira
Barbosa
O livro da coleção, “Linguagem e
Letramento em foco”, toma a escrita e a reescrita como as questões centrais,
mas seu tema de fato, não é a produção de textos. O autor propõe que a escrita
e principalmente a reescrita, são as formas de dominar normas de gramaticas e
de textualidade.
O autor nos mostra que a escrita mesmo sendo
compreendida, há uma exigência da norma ortográfica, aponta algumas dicas para
que venha desenvolver a escrita.
Contudo POSSENTI afirma que ninguém
põe em duvida que uma das principais finalidades da escola é criar condições
para que os alunos aprendam a escrever adequadamente. Em outras palavras, os
alunos vão a escola, antes de qualquer coisa para aprender a ler e a escrever.
O autor assume que textos adequados têm dois traços básicos, que caracteriza da
forma mais corriqueira possível: um texto tem que ser correto e tem que ser
bem-escrito. A noção de correção se define, evidentemente, segundo critérios
históricos, afirma ainda que entre as finalidades da escola está a de permitir
que o aluno aprenda a escrever segundo as regras ou normas de sua época.
Após exemplificar com textos, o autor
descreve que para escrever certo, pode parecer que o caminho é óbvio: basta aplicar
as regras da gramaticas. Mas, feliz ou felizmente, não se trata apena disso.
Infelizmente, porque o conhecimento de regras não leva necessariamente ao
acerto na pratica. Muitos alunos acertam exercícios, mas erram quando escrevem
textos. Os professores conhecem muito bem o problema dos erros de grafia. Mas,
eventualmente, pode ser que os avaliem de forma simplificada até mesmo
equivocada.
No tópico “O prestígio da grafia”
POSSENTI afirma que sempre que se
discute a questão do ensino, em especial o ensino da língua ,fala-se dos erros
ortográficos mais do que qualquer outra coisa. O domínio da ortografia é, ao contrario
do que nossa sociedade “pensa” um saber até pouco relevante, exceto por sue
valor simbólico.
Nessa linha de valorização social de certos
índices, a ortografia funciona como um distintivo: quem a conhece passa por
sabido, quem não a conhece, por incapaz.
O presente texto enriquece a visão de como
trabalhar com o aluno, a escrita e a reescrita de textos sem considera-los errado,
fortalecer a visão de que temos que escrever e reescrever com correção.
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