DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS X
LICEEI: LICENCIATURA INTERCULTURAL EM EDUCAÇÃO
ESCOLAR INDÍGENA
DISCIPLINA: Língua Portuguesa e
Sociolinguística Indígena II.
DOCENTE: Maria Nazaré Lima
POSSENTI,
Sírio. Aprender a escrever (re) escrevendo. Campinas: IEL/UNICAMP, 2005.
(Linguagem e letramento em foco).
Rezenhado por: Célia dos Anjos/ Raimundo
Alves dos Santos
A gramática por si só é complexa, dividida em conceitos ela retrata muito o público alvo. Na normativa em determinado tempo na escala aprendemos conceitos básicos. A descritiva aborda termos menos falados (Tu - Vós) e que mudaram, acrescentaram (Ele - Ela). É internalizada, onde o falante da língua dominada está na mente dos falantes, sendo que a internalizada provém da fase de aquisição de uma língua e de fases de mudança dos dialetos em sua maioria dos adultos.
O conceito de gramática não é único, porém nos demonstra a vasta variedade e sua forma de aquisição em determinadas classes sociais.
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