quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Célia dos Anjos/ Raimundo Alves dos Santos - Resenhas: POSSENTI, Sírio. Aprender a escrever (re) escrevendo. Campinas: IEL/UNICAMP, 2005. (Linguagem e letramento em foco).


UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS X

LICEEI: LICENCIATURA INTERCULTURAL EM EDUCAÇÃO

ESCOLAR INDÍGENA

DISCIPLINA: Língua Portuguesa e Sociolinguística Indígena II.

DOCENTE: Maria Nazaré Lima

POSSENTI, Sírio. Aprender a escrever (re) escrevendo. Campinas: IEL/UNICAMP, 2005. (Linguagem e letramento em foco).


                            Rezenhado por: Célia dos Anjos/ Raimundo Alves dos Santos

O texto lido nos apresenta a necessidade de conhecer as mais variadas formas da língua junto com os vários conceitos de gramática, sendo possível notar sua importância em cada contexto social, porém elas não se separam, como engrenagens, elas são necessárias uma à outra. No entanto, ensinar a língua não é ensinar gramática, cada uma possui suas particularidades.
A gramática por si só é complexa, dividida em conceitos ela retrata muito o público alvo. Na normativa em determinado tempo na escala aprendemos conceitos básicos. A descritiva aborda termos menos falados (Tu - Vós) e que mudaram, acrescentaram (Ele - Ela). É internalizada, onde o falante da língua dominada está na mente dos falantes, sendo que a internalizada provém da fase de aquisição de uma língua e de fases de mudança dos dialetos em sua maioria dos adultos.
O conceito de gramática não é único, porém nos demonstra a vasta variedade e sua forma de aquisição em determinadas classes sociais.

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