Universidade
do Estado da Bahia – UNEB
Departamento
de Educação – Campus X
Curso:
Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena – LICEEI
Disciplina:
Língua portuguesa e sociolinguística indígena II.
Docente:
Maria Nazaré Lima
Discente:
Uilian C. de S. Rodrigues
POSSENTI,
Sírio. Aprender a escrever (re) escrevendo. Campinas IEL/ Unicamp. 2005
(Linguagem e letramento em foco).
Resenhado por: Uilian C. de S.
Rodrigues
O
livro aprender a escrever (re) escrevendo é de autoria de Sírio Possenti,
professor livre-docente no Departamento de Língua do Instituto de Estudos da
Linguagem – IEL/UNICAMP. O mesmo é um volume da coleção “Linguagem e letramento
em foco”, dividido em três capítulos e subdividido em tópicos e a resenha trata
do primeiro capítulo apenas os primeiros tópicos, onde o autor toma a escrita e
a reescrita como as questões centrais, mas seu tema não é a produção de texto.
O
autor traz como princípio a escrita como uma atividade que deve ser praticada
intensamente e com diversas finalidades, entre estas está o próprio aprendizado
da escrita. Insiste na prática da escrita e, principalmente na reescrita de
textos como uma forma de aprender a escrever textos que tenham características
que os tornem pouco aceitáveis ou inaceitáveis.
Possenti
destaca que uma das principais finalidades da escola é criar condições para que
os alunos aprendam a escrever adequadamente e que os alunos irão para a escola
antes de qualquer coisa, para aprender a ler e a escrever.
Destaca-se
o primeiro capítulo o domínio da escrita é certamente consequência de uma
prática de dois sentidos diferentes entre si. O primeiro deles é que o domínio
da escrita é facilitado se a escrita escolar em consideração ao funcionamento
da escrita na sociedade e, o segundo, é que o domínio da escrita depende de que
ela seja praticada regularmente na escola e fora dela.
Ainda
se destaca a produção de texto que faça sentido para o aluno e não pedir para
eles escreverem um texto a partir de apenas um título dado sem que haja uma ou
alguma motivação real ou algum material a partir do qual o texto possa ser
escrito.
O
autor aponta anteriormente dois objetivos da prática da escrita: escrever bem e
escrever certo, mas escrever certo não significa conhecer as regras
gramaticais, pois conhecer as regras não leva ao acerto na prática, mas os
erros nos oportunizam ocasiões para aprender coisas interessantes sobre a
língua. O domínio da ortografia é um saber pouco relevante, exceto por seu
valor simbólico. Mesmo assim traz prestígio, pois quem conhece como funciona a
ortografia passa por sábio, quem não conhece passa por incapaz e assim milhares
de estudantes são reprovados enviados a psicólogos e fonoaudiólogos como
doentes e outros milhares passam de ano por terem aprendido a não “errar” na
redação que são meras cópias de textos de cartilhas muitas vezes.
Possenti
retrata, ainda que ao invés de corrigir, ou estudar tentar aplicar regras provavelmente é mais
inteligente tentar entender o que provocam os erros, isto é, quais são os
fenômenos linguísticos que estão na base do processo que levam alunos a escreverem
como escrevem, a errar exatamente como erram e não de qualquer maneira.
E
assim, o autor traz um olhar diferente do conceito de grafia e produção textual
e um novo pensar sobre os “erros” de escrita, pois a partir deles, podemos
construir estratégias de assimilação, problematizando e analisando os fatos em
que eles acontecem. Deixando claro que o importante não é a grafia mas sim o
contexto, o assunto abordado.
Deste
modo, o presente livro vem suprir algumas necessidades vistas em nossas escolas
e sua leitura é recomendada aos professores de linguagens que atuam em todas as
séries de ensino e, principalmente a pedagogos, coordenadores e futuros
professores de língua portuguesa.
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