quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Trabalhos em grupo: Agnaldo Francisco dos Santos Elisangela Oliveira Barbosa




UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO, CAMPUS X
LICENCIATURA INTERCULTURAL EM EDUCAÇÃO ESCOLAR INDIGENA – LICEEI
DOCENTE: Drª. Maria Nazaré Lima
ACADEMICO: Agnaldo Francisco dos Santos
Elisangela Oliveira Barbosa









Alfabetização e Letramento; O que são? Como se relacionam? Como “ Alfabetizar Letrado “?  Artur Gomes de Morais e Eliana Borges Correia de Albuquerque

















Teixeira de Freitas
2013

Resenha Critica





Resenhado por:  Agnaldo Francisco dos Santos
                           Elisangela Oliveira Barbosa









Atividade apresentada a Universidade do Estado da Bahia, Departamento de
Educação, Campus X, como requisito para obtenção de nota no componente estudos  alfabetização e Letramento, sob a orientação da professora Drª. Maria Nazaré Lima.















Teixeira de Freitas
Morais e Albuquerque recorrer a varias citações de pesquisadores que si dedicaram a pesquisar  a educação, e em especial a alfabetização em letramento, como; Emília Ferreiras, Soares, Teberosky, Correia e relatos de vivencia reais de experiências praticas de pessoas alfabetizando como; seu Aguinaldo, sue José, Jesus de Paiva, Maria Jose e  relatos continho no filme central do Brasil.
Para que conhecemos e compreendemos a alfabetização e letramento, que é importante como nosso cotidiano.
[...] Alfabetização e letramento... o primeiro termo corresponde aos processo pelo qual se adquiri uma tecnologia, a escrita alfabética e as habilidades de utilizar – la para ler e para escrever. Já letramento relaciona –se ao exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita. Ainda segundo a autora, “alfabetizar e letra são duas ações distintas, mas não inseparável, ao contrario: o ideal seria alfabetizar letrado, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das praticas sociais da leitura e da escrita de modo que o individuo se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado” (Soares, 1998ª, p. 47)  [...]

Letramento, segundo o dicionário HOUASS (2001), letramento é um “conjunto de práticas que denotam a capacidade de uso de diferentes tipos de material escrito”

[...] Temos hoje , em diversos países, estudos comprovando que alunos que desde cedo ouvi historias através de leitura do professo ou de outra pessoa alfabetizada ( quando ainda não dominam o sistema de escrita alfabética), adquirem um conhecimento sobre a linguagem que se escreve e sobre os usos dos diferentes gêneros textuais, antes mesmo de estarem alfabetizados (Teberosky, 1995). É esse conhecimento que a escola precisa promover e que muitos ainda não priorizam, porque, queiram ou não, continuam reduzindo a noção de alfabetização ao aprendizado do sistema de escrita alfabéticas[...]
A nossa realidade de alfabetização e muito comum, pois, desenvolvemos a  compreensão do mundo, para após desenvolver o domínio da leitura e escrita, com isso facilita a alfabetização temos como exemplo claro, o nosso movimento indígena temos lideres que não domina a escrita nem a leitura, mas são capazes de fazer a leitura de mundo com tanta eficaz que faz  a defesa dos interesse da sua comunidade diante de vários obstáculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário