UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO, CAMPUS X
LICENCIATURA INTERCULTURAL EM EDUCAÇÃO ESCOLAR INDIGENA – LICEEI
DOCENTE: Drª. Maria Nazaré Lima
ACADEMICO: Agnaldo Francisco dos Santos
Elisangela Oliveira Barbosa
Alfabetização
e Letramento; O que são? Como se relacionam? Como “ Alfabetizar
Letrado “? Artur Gomes de Morais e
Eliana Borges Correia de Albuquerque
Teixeira de Freitas
2013
Resenha Critica
Resenhado
por: Agnaldo Francisco dos Santos
Elisangela Oliveira
Barbosa
Atividade apresentada a
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de
Educação, Campus X, como
requisito para obtenção de nota no componente estudos alfabetização e Letramento, sob a orientação
da professora Drª. Maria Nazaré Lima.
Teixeira de Freitas
Morais e Albuquerque recorrer a varias citações de
pesquisadores que si dedicaram a pesquisar
a educação, e em especial a alfabetização em letramento, como; Emília
Ferreiras, Soares, Teberosky, Correia e relatos de vivencia reais de
experiências praticas de pessoas alfabetizando como; seu Aguinaldo, sue José,
Jesus de Paiva, Maria Jose e relatos
continho no filme central do Brasil.
Para que conhecemos e compreendemos a
alfabetização e letramento, que é importante como nosso cotidiano.
[...] Alfabetização e letramento... o
primeiro termo corresponde aos processo pelo qual se adquiri uma tecnologia, a
escrita alfabética e as habilidades de utilizar – la para ler e para escrever.
Já letramento relaciona –se ao exercício efetivo e competente da tecnologia da
escrita. Ainda segundo a autora, “alfabetizar e letra são duas ações distintas,
mas não inseparável, ao contrario: o ideal seria alfabetizar letrado, ou seja:
ensinar a ler e escrever no contexto das praticas sociais da leitura e da
escrita de modo que o individuo se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e
letrado” (Soares, 1998ª, p. 47) [...]
Letramento, segundo o dicionário
HOUASS (2001), letramento é um “conjunto de práticas que denotam a capacidade
de uso de diferentes tipos de material escrito”
[...] Temos hoje , em diversos países,
estudos comprovando que alunos que desde cedo ouvi historias através de leitura
do professo ou de outra pessoa alfabetizada ( quando ainda não dominam o
sistema de escrita alfabética), adquirem um conhecimento sobre a linguagem que
se escreve e sobre os usos dos diferentes gêneros textuais, antes mesmo de
estarem alfabetizados (Teberosky, 1995). É esse conhecimento que a escola
precisa promover e que muitos ainda não priorizam, porque, queiram ou não,
continuam reduzindo a noção de alfabetização ao aprendizado do sistema de
escrita alfabéticas[...]
A nossa realidade de alfabetização e
muito comum, pois, desenvolvemos a
compreensão do mundo, para após desenvolver o domínio da leitura e escrita,
com isso facilita a alfabetização temos como exemplo claro, o nosso movimento
indígena temos lideres que não domina a escrita nem a leitura, mas são capazes
de fazer a leitura de mundo com tanta eficaz que faz a defesa dos interesse da sua comunidade
diante de vários obstáculos.
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