quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Geane Bonfim Vieira. POSSENTI, Sírio. Aprender a. Campinas: /EL/UNICAMP, 2005. (Linguagem Letramento em Foco).





UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS X
LICEEI: LICENCIATURA INTERCULTURAL EM EDUCAÇÃO
ESCOLAR INDÍGENA

DISCUPLINA: Língua portuguesa e sociolinguística indígena II.
DOCENTE: Maria Nazaré Lima

POSSENTI, Sírio. Aprender s escrever (re) escrevendo. Campinas: IEL/UNICAMP, 2005. (Linguagem e letramento em foco).

                            Resenhado por: Geane Bonfim Vieira.


O texto Aprender a escrever (re) escrevendo é de autoria de Sírio Possenti, professor livre – docente no Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem – IEL/UNICAMP. Na introdução, o autor diz que a escrita deve ser praticada na escola, pois ela tem vários objetivos com o aprendizado da mesma, e afirma que tem de haver a reescrita de texto como uma forma mais eficaz de apredizagem.
Isso interfere na descoberta de vários fatores que estão relacionados a convívio do aluno com a sociedade, a escola tem que considerar o aprendizado que o aluno traz do seu convívio social. O texto tem que ser correto e bem escrito, pois esta é uma tradição culta e não conservadora.
A produção escrita depende do que os alunos escrevem dentro e fora da escola, e nenhuma maneira pode ser uma forma de avaliação, mas de conhecimento, por isso é importante que ao pedir um texto escrito o professor tenha dado ao aluno alguma preparação antecipada sobre o tema.  
Existem muitos problemas que interferem no aprendizado desses alunos e os erros contidos nos textos são boas oportunidades de aprender coisas importantes sobre a língua.
No subtópico sobre a natureza dos erros da grafia, as regras da grafia adotadas para uma língua são as que são em consequência de um conjunto de fatores históricos, sociais e políticos.
No subtópico do prestígio da grafia, o autor diz que os erros não são burrice ou desinteresse, mas representação de variedade de escritas e várias maneira de falar a língua.
No subtópico das razões do erro, o autor fala que ao invés de corrigir ou de estudar e tentar aplicar regras, é mais proveitoso entender o porquê estão errando e trabalhar na dificuldade desses alunos.
O autor finaliza o texto dando a dica de um texto, para leitura, para proporcionar uma razoável clareza sobre a questão.




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