UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS X
LICEEI: LICENCIATURA INTERCULTURAL EM
EDUCAÇÃO
ESCOLAR INDÍGENA
DISCUPLINA: Língua portuguesa e
sociolinguística indígena II.
DOCENTE: Maria Nazaré Lima
POSSENTI, Sírio. Aprender s escrever
(re) escrevendo. Campinas: IEL/UNICAMP, 2005. (Linguagem e letramento em foco).
Resenhado por: Geane Bonfim Vieira.
O texto Aprender a escrever
(re) escrevendo é de autoria de Sírio Possenti, professor livre – docente no
Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem – IEL/UNICAMP.
Na introdução, o autor diz que a escrita deve ser praticada na escola, pois ela
tem vários objetivos com o aprendizado da mesma, e afirma que tem de haver a reescrita
de texto como uma forma mais eficaz de apredizagem.
Isso interfere na descoberta
de vários fatores que estão relacionados a convívio do aluno com a sociedade, a
escola tem que considerar o aprendizado que o aluno traz do seu convívio
social. O texto tem que ser correto e bem escrito, pois esta é uma tradição
culta e não conservadora.
A produção escrita depende
do que os alunos escrevem dentro e fora da escola, e nenhuma maneira pode ser uma
forma de avaliação, mas de conhecimento, por isso é importante que ao pedir um
texto escrito o professor tenha dado ao aluno alguma preparação antecipada
sobre o tema.
Existem muitos problemas que
interferem no aprendizado desses alunos e os erros contidos nos textos são boas
oportunidades de aprender coisas importantes sobre a língua.
No subtópico sobre a
natureza dos erros da grafia, as regras da grafia adotadas para uma língua são
as que são em consequência de um conjunto de fatores históricos, sociais e
políticos.
No subtópico do prestígio da
grafia, o autor diz que os erros não são burrice ou desinteresse, mas
representação de variedade de escritas e várias maneira de falar a língua.
No subtópico das razões do
erro, o autor fala que ao invés de corrigir ou de estudar e tentar aplicar
regras, é mais proveitoso entender o porquê estão errando e trabalhar na
dificuldade desses alunos.
O autor finaliza o texto
dando a dica de um texto, para leitura, para proporcionar uma razoável clareza
sobre a questão.
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