quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Ana Paula Silva do Amaral* - Aprender a escrever (re) escrevendo de Sirio Possenti, professor livre-docente no departamento de linguistica do instituto de estudos da linguagem – IEL/Unicamp 2005 a 2010. Rezenhado por: Ana Paula Silva do Amaral



 
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS X
CURSO DE GRADUAÇÃO EM
LICENCIATURA INTERCULTURAL EM EDUCAÇÃO
ESCOLAR INDÍGENA


Aprender a escrever (re) escrevendo de Sirio Possenti, professor livre-docente no departamento de linguistica do instituto de estudos da linguagem – IEL/Unicamp 2005 a 2010.


                                                                          Rezenhado por: Ana Paula Silva do Amaral*


Toma a escrita e a reescrita como as questões centrais, mas seu tema de fato, não é a produção de texto. Tenta mostra aos leitores condições para que os alunos aprendam a escrever adequadamente,ele divide o texto em topicos e subtopicos.

O autor mostra que o dominio da escrita é consequencia da pratica em dois sentidos: primeiro, o dominio da escrita é facilitada se a escola levar em consideração certas caracteristicas que a escrita tem na sua pratica social.

Mostra ainda que tem objetivos de fornecer indicações de como escrever na escola, como trabalhar com diferentes tipos de textos em diferentes faixa etarias.

Umas das sobservações é que embora a escola, frequentemente, imponha normas mais ou menos arbitrarios, tambem fora da escola há normas rigidas para escrita. Escrever certo,não se trata em aplicar as regras da gramatica.

Vai direto ao ponto quando diz que, em pricipio, nunca há problema grave. A escola deve considerar,mas são “erros” normais,previsiveis.Os “erros” podem ser classificados com objetividade.

Faz uma reflexão sobre a escrita e reescrita mostrando condições para que os alunos aprendam escrever dentro dos padrões e normas.

Enfim o autor nos mostra que os erros de grafia podem ser avaliados a partir de classificação e reflexões da gramatica. Por identificar no texto a relação do que está escrito com o vivenciamos em sala de aula que recomendo este texto para que possam assim terem a oportunidade de trabalha a escrita e reescrita com outro olha e que tenham sentido para os alunos.

* Professora da Escola Indigena Tupinambá De Olivença, graduanda da Lincenciatura Intercultural em Educação Escola Indigena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário