UNIVERSIDADE DO ESTADO
DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
– CAMPUS X
CURSO DE GRADUAÇÃO EM
LICENCIATURA
INTERCULTURAL EM EDUCAÇÃO
ESCOLAR INDÍGENA
Aprender a escrever (re) escrevendo de
Sirio Possenti, professor livre-docente no departamento de linguistica do
instituto de estudos da linguagem – IEL/Unicamp 2005 a 2010.
Rezenhado por: Ana Paula Silva do Amaral*
Toma a escrita e a reescrita como as
questões centrais, mas seu tema de fato, não é a produção de texto. Tenta
mostra aos leitores condições para que os alunos aprendam a escrever
adequadamente,ele divide o texto em topicos e subtopicos.
O autor mostra que o dominio da
escrita é consequencia da pratica em dois sentidos: primeiro, o dominio da
escrita é facilitada se a escola levar em consideração certas caracteristicas
que a escrita tem na sua pratica social.
Mostra ainda que tem objetivos de
fornecer indicações de como escrever na escola, como trabalhar com diferentes
tipos de textos em diferentes faixa etarias.
Umas das sobservações é que embora a escola,
frequentemente, imponha normas mais ou menos arbitrarios, tambem fora da escola
há normas rigidas para escrita. Escrever certo,não se trata em aplicar as
regras da gramatica.
Vai direto ao ponto quando diz que, em
pricipio, nunca há problema grave. A escola deve considerar,mas são “erros”
normais,previsiveis.Os “erros” podem ser classificados com objetividade.
Faz uma reflexão sobre a escrita e
reescrita mostrando condições para que os alunos aprendam escrever dentro dos
padrões e normas.
Enfim o autor nos mostra que os erros
de grafia podem ser avaliados a partir de classificação e reflexões da gramatica.
Por identificar no texto a relação do que está escrito com o vivenciamos em
sala de aula que recomendo este texto para que possam assim terem a
oportunidade de trabalha a escrita e reescrita com outro olha e que tenham
sentido para os alunos.
* Professora da Escola Indigena
Tupinambá De Olivença, graduanda da Lincenciatura Intercultural em Educação
Escola Indigena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário