Universidade do Estado da Bahia- UNEB
Departamento de Educação -Campus X- Teixeira de
Freitas-Ba
Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena
Letramento e Alfabetização na Escola Indígena
Professora – Maria Nazaré Motta de Lima
Discente: Angelo Santos do Carmo
Relato de
experiência: Memória das Brincadeiras e Brinquedos dos Anciãos da Aldeia Velha.
Gostaria de compartilhar uma experiência que
está começando a ser executada na Escola Indígena Pataxó Aldeia Velha.
Atualmente estou coordenador na citada escola e recebemos o projeto do programa
mais educação.
O PROJETO MAIS EDUCAÇÂO é
uma estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada
escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. É
elemento de articulação, no bairro, do arranjo educativo local em conexão com a
comunidade que organiza em torno da escola pública, mediante ampliação da
jornada escolar, ações na área da cultura, do esporte, dos direitos humanos e
do desenvolvimento social.
E
tem a estratégia de promover a ampliação de tempos, espaços, oportunidades
educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da
educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a
coordenação da escola e dos professores. Isso porque a Educação Integral,
associada ao processo de escolarização, pressupõe a aprendizagem
conectada à vida e ao universo de interesses e de possibilidades das crianças,
adolescentes e jovens.
A
Educação Integral também compõe as ações previstas no Plano de Desenvolvimento da Educação,
o qual prevê que a formação do estudante seja feita, além da escola, com a
participação da família e da comunidade. (manual, 2012 p12).
Pensando
em agregar valor ao projeto de forma que usássemos os matérias pedagógicos dos
kits disponíveis nos eixos temáticos do programa
(brinquedoteca/letramento/alfabetização e matemática) bem como valorizar
cultura local (indígena Pataxó).
Discutimos com a comunidade
escolar onde pensamos num projeto em que estaremos reafirmando e valorizando as
brincadeiras dos mais velhos de nossa comunidade, onde os mesmos estarão
inseridos em todos os aspectos. Selecionamos e convidamos alguns anciãos para
contarem suas brincadeiras infantis e matérias utilizados, bem como ensinar a
produzir e/ou confeccionar.
Posteriormente pesquisaremos
como surgiram os matérias pedagógicos utilizados nos kits pedagógicos (peteca, Bambolê,
futebol de botão, bola de gude). Suas regras importância e influência na vida
das crianças, fazendo “comparações” explorando e proporcionando a
interculturalidade. Além da parte teórica e prática com diferentes metodologias
nas diferentes turmas.
Com isso pretendíamos iniciar as atividades do mais
educação envolvendo e valorizando os diferentes atores e espaços na comunidade
de forma a contribuir no processo de ensino e aprendizagem escolar e integração
comunitária.
O programa vem e temos que adaptar uma das dificuldades é
a falta de espaço físico construído (principalmente em tempos de chuva). Com
isso utilizamos a sala de aula da escola (disponível na parte da tarde), Centro
Cultural, Biblioteca (com agendamento), sala da antiga escola, outros espaços
da aldeia em que o monitor programar (em dia ensolarado) e casa de oração
(opção).
Os conteúdos foram
planejados de acordo com a realidade dos alunos e/ou turma, juntos com os
professores das diferentes disciplinas, envolvendo os materiais lúdicos do
projeto, os saberes dos anciãos e o potencial dos alunos.
Os procedimentos metológicos exposição
dialogada, interpretação de texto, leitura de imagens, brincadeiras, depoimentos,
exibição de fotos, pesquisa, trabalhos em grupos e individuais e seminário e
atividades culturais Pataxó. A orientação é que os
monitores explorásseis esses conhecimentos tradicionais através das escritas,
filmagens dos anciãos de suas falas e etc.
Essa experiência se deu nós dois últimos meses do ano
letivo e 2012. Percebemos que uma das dificuldades foi à falta de experiência e
formação dos monitores que foram selecionados na comunidade. Pois não queríamos
pessoas que morassem fora de nossa comunidade e realidade. Pretendemos dar
continuidade neste ano com novo olhar e um melhor acompanhamento pedagógico e
assim termos melhores resultados, tendo a experiência das aulas da LICEEI de
forma a contribuir com os colegas de trabalho. Salientamos que esse período foi
uma experiência para que pudéssemos explorar mais os acertos e eliminarmos o
que consideramos como “erros”. Daremos continuidade no ano letivo de 2013, pois
o período de duração do projeto é de 10 meses.
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