quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Trabalho em grupo: MARILENE FERREIRA, SADRAQUE F. DOS SANTOS, GEANE BONFIM, MARIA HILDA SANTANA




UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
CAMPUS-X TEIXEIRA DE FREITAS-BAHIA
LICEEI-LICENCIATURA INTERCULTURAL EM EDUCAÇAO   ESCOLAR INDÌGENA.
PROFESSORA:MARIA NAZARÉ MOTA DE LIMA
ALUNOS:MARILENE  FERREIRA, SADRAQUE  F. DOS SANTOS, GEANE BONFIM, MARIA HILDA SANTANA.
COMPONENTE CURRICULAR:LINGUA PORTUGUESA E SOCIOLINGUÍSTICA INDÍGENA II.   

                                                   Escola um ato político.

Ao pensar na escola como ato político dentro da comunidade indígena, entendemos  que todos os acontecimentos ou a maioria deles dentro da nossa comunidade passam pelo contexto escolar.
 Podemos entender melhor a importância da escola quando fazemos uma retrospectiva com relação ao período em que escola era conduzida exclusivamente pelos sistemas sem colaboração das comunidades indígenas e nos dias atuais, o que se nota a primeira vista é que muitos dos atos importantes ocorridos foram iniciados a partir de articulações juntamente com a escola indígena, se retrocedermos a mais ou menos três décadas, período em que a existência de professores leigos nas nossas escolas era quase que absoluta, podemos relembrar muito facilmente que até o número populacional indígena era baixíssimo, quase determinado como em declínio, mas com a organização da escola através dos professores indígenas especificamente junto com lideranças, quando passaram a entender melhor o papel da escola e sua importância para a nosso  consolidação enquanto povo indígena, passamos a avançar à luz dos nossos interesses, desencadeando lutas e conquistas tais como: formação de professores indigena em magistério, ampliação da oferta nas escolas indigena, licenciaturas em educação escolar indigena, colaboração no processo de demarcação de terras, conquista da lei 11645/ 08 , categoria escola indigena , categoria professores indigena no âmbito estadual, dentre outras, que marcaram e marcarão sem dúvidas a nossa trajetória em busca de autonomia.
Diante de tais fatos, podemos observar a importância do educador indigena como um agente político dentro do processo de educação escolar. O educador precisa entender a importância da política dentro da escola e com isso trabalhar assuntos e demandas que venham refletir na sociedade a organização política e social da comunidade.  Por que como um educador pode formar opiniões mudando assim através destas, o mundo a sua volta, se ele não pensar a educação como um ato político? Como diz Freire,“... Não existe pedagogia pura...”Ou seja,não tem como o professor estar inserido numa sala de aula, sem  estar preocupado  com as questões sociais  a sua volta.
Diante disso fica claro que é indispensável  ao educador indigena   compreender  e assumir o seu papel enquanto agente político transformador dentro da sociedade.










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