UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
CAMPUS-X TEIXEIRA DE FREITAS-BAHIA
LICEEI-LICENCIATURA INTERCULTURAL EM EDUCAÇAO ESCOLAR INDÌGENA.
PROFESSORA:MARIA NAZARÉ MOTA DE LIMA
ALUNOS:MARILENE FERREIRA, SADRAQUE F. DOS SANTOS, GEANE BONFIM, MARIA HILDA SANTANA.
CAMPUS-X TEIXEIRA DE FREITAS-BAHIA
LICEEI-LICENCIATURA INTERCULTURAL EM EDUCAÇAO ESCOLAR INDÌGENA.
PROFESSORA:MARIA NAZARÉ MOTA DE LIMA
ALUNOS:MARILENE FERREIRA, SADRAQUE F. DOS SANTOS, GEANE BONFIM, MARIA HILDA SANTANA.
COMPONENTE CURRICULAR:LINGUA
PORTUGUESA E SOCIOLINGUÍSTICA INDÍGENA II.
Escola um ato político.
Ao
pensar na escola como ato político dentro da comunidade indígena, entendemos que todos os acontecimentos ou a maioria deles
dentro da nossa comunidade passam pelo contexto escolar.
Podemos entender melhor a importância da
escola quando fazemos uma retrospectiva com relação ao período em que escola
era conduzida exclusivamente pelos sistemas sem colaboração das comunidades indígenas
e nos dias atuais, o que se nota a primeira vista é que muitos dos atos
importantes ocorridos foram iniciados a partir de articulações juntamente com a
escola indígena, se retrocedermos a mais ou menos três décadas, período em que
a existência de professores leigos nas nossas escolas era quase que absoluta,
podemos relembrar muito facilmente que até o número populacional indígena era
baixíssimo, quase determinado como em declínio, mas com a organização da escola
através dos professores indígenas especificamente junto com lideranças, quando
passaram a entender melhor o papel da escola e sua importância para a nosso consolidação enquanto povo indígena, passamos
a avançar à luz dos nossos interesses, desencadeando lutas e conquistas tais
como: formação de professores indigena em magistério, ampliação da oferta nas
escolas indigena, licenciaturas em educação escolar indigena, colaboração no
processo de demarcação de terras, conquista da lei 11645/ 08 , categoria escola
indigena , categoria professores indigena no âmbito estadual, dentre outras, que
marcaram e marcarão sem dúvidas a nossa trajetória em busca de autonomia.
Diante
de tais fatos, podemos observar a importância do educador indigena como um
agente político dentro do processo de educação escolar. O educador precisa
entender a importância da política dentro da escola e com isso trabalhar assuntos
e demandas que venham refletir na sociedade a organização política e social da
comunidade. Por que como um educador
pode formar opiniões mudando assim através destas, o mundo a sua volta, se ele
não pensar a educação como um ato político? Como diz Freire,“... Não existe
pedagogia pura...”Ou seja,não tem como o professor estar inserido numa sala de
aula, sem estar preocupado com as questões sociais a sua volta.
Diante
disso fica claro que é indispensável ao
educador indigena compreender e assumir o seu papel enquanto agente
político transformador dentro da sociedade.
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