UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS X
LICEEI: LICENCIATURA INTERCULTURAL EM
EDUCAÇÃO
ESCOLAR INDÍGENA
DISCUPLINA: Língua portuguesa e
sociolinguística indígena II.
DOCENTE: Maria Nazaré Lima
POSSENTI, Sírio. Aprender a
escrever (re) escrevendo. Campinas: IEL/UNICAMP, 2005. (Linguagem e letramento
em foco).
Resenhado por: Erlande Santos de Souza
O texto intitulado A
produção da escrita, é de autoria de Sírio Possenti professor livre-docente no
Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem – IEL/Unicamp.
É dividido em capítulos que se subdivide em 4 (quatro) partes nas quais o autor
vem discutindo acerca da importância da produção da escrita e como a mesma pode
vir a ser trabalhada.
O autor lembra que no âmbito
escolar o texto deve apresentar dois traços básicos na sua escrita como: estar
bem escrito e ser escrito de forma correta, e que para isso o escritor deverá
estar atento às regras ortográficas de seu tempo, levando em conta que poderá
haver mudanças na ortografia.
Assim, o autor traz a
preocupação de como se trabalha a produção de textos e como isso irá refletir
na sociedade.
Na primeira parte, Possenti
diz que não se trata apenas de entender as regra gramaticais, já que apenas
aprendendo tais regras e não praticando a escrita pouco ajudará na produção de
um texto.
Na segunda parte, diz que às vezes professores
tentam passar por despercebidos de certas situações apresentadas pelos alunos
na grafia, omitindo as consequências que podem ter sido geradas por um conjunto
de fatores que implicam para tais acontecimentos como: históricos, sociais e
até mesmo políticos.
Na terceira parte chama a
atenção para a importância da grafia para a sociedade, onde quem não domina o
bem escrever, chega-se a supor que tenha algum problema neurológico grave
considerando o domínio da grafia uma prova fundamental de alfabetização.
O texto vem mostrar uma
realidade a qual muitas das vezes passa despercebida por razões de já estar
impregnada na cultura escolar, isto nos serve como alerta para a maneira de
como trabalhamos a produção de textos nas escolas.
Este texto de Sírio Possanti
acredito que deva ser lido com muita atenção pelos professores que estudam para
melhorar a qualidade do ensino que é proporcionado às crianças e jovens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário