quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Erlande Santos de Souza - POSSENTI, Sírio. Aprender a escrever (re) escrevendo.




UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS X
LICEEI: LICENCIATURA INTERCULTURAL EM EDUCAÇÃO
ESCOLAR INDÍGENA

DISCUPLINA: Língua portuguesa e sociolinguística indígena II.
DOCENTE: Maria Nazaré Lima

POSSENTI, Sírio. Aprender a escrever (re) escrevendo. Campinas: IEL/UNICAMP, 2005. (Linguagem e letramento em foco).

                            Resenhado por: Erlande Santos de Souza


O texto intitulado A produção da escrita, é de autoria de Sírio Possenti professor livre-docente no Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem – IEL/Unicamp. É dividido em capítulos que se subdivide em 4 (quatro) partes nas quais o autor vem discutindo acerca da importância da produção da escrita e como a mesma pode vir a ser trabalhada.
O autor lembra que no âmbito escolar o texto deve apresentar dois traços básicos na sua escrita como: estar bem escrito e ser escrito de forma correta, e que para isso o escritor deverá estar atento às regras ortográficas de seu tempo, levando em conta que poderá haver mudanças na ortografia.
Assim, o autor traz a preocupação de como se trabalha a produção de textos e como isso irá refletir na sociedade.
Na primeira parte, Possenti diz que não se trata apenas de entender as regra gramaticais, já que apenas aprendendo tais regras e não praticando a escrita pouco ajudará na produção de um texto.
 Na segunda parte, diz que às vezes professores tentam passar por despercebidos de certas situações apresentadas pelos alunos na grafia, omitindo as consequências que podem ter sido geradas por um conjunto de fatores que implicam para tais acontecimentos como: históricos, sociais e até mesmo políticos.
Na terceira parte chama a atenção para a importância da grafia para a sociedade, onde quem não domina o bem escrever, chega-se a supor que tenha algum problema neurológico grave considerando o domínio da grafia uma prova fundamental de alfabetização.
O texto vem mostrar uma realidade a qual muitas das vezes passa despercebida por razões de já estar impregnada na cultura escolar, isto nos serve como alerta para a maneira de como trabalhamos a produção de textos nas escolas.
Este texto de Sírio Possanti acredito que deva ser lido com muita atenção pelos professores que estudam para melhorar a qualidade do ensino que é proporcionado às crianças e jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário